sábado, 4 de julho de 2015

Spoilers


Ninguém me contou que aprender novos idiomas seria a parte mais fácil, que difícil mesmo seria aprender a me traduzir nesses novos idiomas, que seria algo como ser um tipo de eu outra sem deixar de ser eu mesma. Que levaria tempo até encontrar meu tom entre as novas entonações, e não seria raro me perder em devaneios, pescando-me em mim durante conversas aleatórias, mas que eu me apropriaria de tal forma das novas palavras, que em alguns momentos ficaria difícil falar somente o meu idioma, quando aquela expressão em outra lingua resumiria tão exatamente o que eu queria dizer.

Não me contaram que a aspereza de outra língua por vezes não caberia na minha boca e minha vontade seria desatar a gritar no meu idioma ou quem sabe inventar um novo. Que falar sem ser compreendida seria a pior parte, mas por vezes seria também a melhor.

Ninguém me contou que viver em terras estrangeiras faria de mim estrangeira em toda parte, inclusive em mim, mas que eu me sentiria em casa nas mais diferentes moradas, mesmo que isso às vezes significasse um pescoço.

Não me contaram que seria difícil conciliar os verbos ser e estar, mesmo que eles fossem um só em outros idiomas.  Que eu veria lugares incríveis, mas nem sempre estaria inteira lá, que haveria casos em que eu iria querer sair correndo.


Ninguém me contou que não seria tarefa fácil manter corpo e mente no mesmo lugar, mas quando acontecesse seria mágico, algo como um quebra-cabeças se montando, passaria a fazer muito mais sentido, seria como conectar-me. E, sim, seria possível me conectar, por mais que as raízes estivessem tão longe. Que a sensação seria a de estar andando a favor do vento, que a vida passaria a fluir com muito mais naturalidade e eu não iria querer ir embora, muito embora a saudade me mastigasse inteira todos os dias, sem nunca engolir.

______________________________________


Minha fala em outras vozes...

A voz de hoje é de Thiago Ferreira dos Santos, música de  
ruído/mm.


Nenhum comentário:

Direito Autoral

Todo conteúdo do vidatakeaway.blogspot.com está protegido pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998. A reprodução total ou parcial do conteúdo deste site em qualquer outro meio de comunicação, com ou sem fins lucrativos, sem a prévia autorização por escrito da autora é PROIBIDA. Caso queira reproduzir ou adquirir qualquer material entre em contato.