quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os contornos dela



“Decifra-me ou devoro-te”, ela sussurrava delicada e oblíqua, mostrando vaidades que a idade não pôde apagar, muito pelo contrário, aqueles anos idos sem mim, as marcas dos outros, faziam dela muito mais interessante e atraente.

O sol se apagava enquanto os prédios iam se ascendendo num espetáculo em que o céu estava longe de ser palco. As ruas ganhavam uma luminura artificial muito velada, mostravam-se sem se revelar, sugavam-me sem me tocar.  Acabara de assistir a uma mulher se aprontando para uma noite de gala. E eu de jeans.

“Decifra-me ou devoro-te”, ela sussurrava em apelo de boca pintada e o olhos dissimulados. Parecia perigosa, talvez por tão inalcançável. E naquele momento, mais do que nunca, eu a queria.

Os edifícios de outra época convidavam-me para um passeio no tempo e eu passei horas me perdendo entre ruas de nomes impronunciáveis que davam em nada, cruzando edifícios que traziam estátuas que eu não conseguia explicar. Uma mão me dobrou em tamanho, criaturas desconhecidas me encararam, mulheres imponentes e desnudas me ignoraram, homens virís me desafiaram.

“Decifra-me ou devoro-te”, ela sussurrava obscena, contorcendo-se, com uma beleza impenetrável e obscura que eu previa a um passo de desvelar. Mas os contornos eram furtivos, movediços. Topei com túneis em penúmbra, calabouços. Eu a sentia escapando. Logo veio o sol, seu cúmplice e amante ciumento para cobrí-la, escoltá-la de volta a outra época.  Eu havia sido condenado a viver em ignorância, sem nunca poder vê-la por inteiro, tê-la por inteiro, absorvê-la por inteiro, compreendê-la por inteiro. Eu era mais um devorado pelos contornos de Antuérpia


____________________________________________

O texto de hoje ganhou voz com o romeno 
Alin Chirculescu, historiador de arte e colaborador do site Art History Lab.  





Nenhum comentário:

Direito Autoral

Todo conteúdo do vidatakeaway.blogspot.com está protegido pela Lei do Direito Autoral 9.610 de 19/02/1998. A reprodução total ou parcial do conteúdo deste site em qualquer outro meio de comunicação, com ou sem fins lucrativos, sem a prévia autorização por escrito da autora é PROIBIDA. Caso queira reproduzir ou adquirir qualquer material entre em contato.